![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWYWvs0FKdYB0AIJ4uA3sBxzn2W42pvt_l1KC7FXNlfge170oAT1kamCDBHvCe-hipxWlShyphenhyphenU4NQy0hF4q3fQ_-sb54nJBgnV-C9c4ydKhufsqYAawjz3VmGvVq-y7E7cWuYKRLbVnJug/s320/26-11-08_1220.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxVitIs-t3wGwSp08mScG9iUqB0gD0cfzNRGf2tYVBth5LVjifel-_6R9JplUO_cI18582zs25qZIACyygKtW-W4QRk1nRu9-5r9zIeMJChII_Vt9RP9w00LKQXaJAxEhEwdk01Ei6FXk/s320/26-11-08_1218.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkyDGA7WBCEgYd4Epc8vo6CeHSsI4Pla0dEIK3OdmCKzjf9UFh9luMJAXeUyg9nZdeWAWPTjnj8FERrhQ1ow5w7eSiKeullJmSs7Mzvq5_3Q6jg050ifB307bCuHX20tUslXM8A_gfD3g/s320/26-11-08_1215.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9BdnIa_L8XkyrqbvJUSHPGUr0dVgQYxD9oE4ZrIcAKaGAmG6JXPMYRci1hROBtN4hOJ-R5ZgI1j2CAn5FKwDsPScl-qDJmwaGyaT0zSW5SCAFqPojefzr9wgHkE4WHfo-paa_XQmt0cQ/s320/26-11-08_1213.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5dtnYt16-OoBUTcx0giVTpbsgUZduaMVfNR941XfycHtJuwtYBirmvikrybgYEvuX48b10SMAWcBpxdXVH9sqVaUlTgnJ8R0Hc_LO7aweCjXCLDEk325tmhTthXYFVfQ2Ielz9xk_egk/s320/26-11-08_1226.jpg)
Tenho um prazer enorme de ter como amiga a Audrone Cyziene, uma restauradora lituana, apaixonada pela talha dourada que "povoa" as nossas mais belas igrejas Portuguesas. Por essa paixão, a Audrone aprende Português e tem o sonho lindo de poder um dia trabalhar em Portugal. Esforça-se imenso por aprender a nossa língua e sempre que pode dá aí um salto e volta com energia renovada e uma vontade imensa de poder um dia ser útil ao nosso património artístico. Trabalhou com os mais famosos professores russos em Moscovo e São Petersburgo e actualmente é responsável por quase toda a recuperação das peças em talha dourada existentes na Lituânia.
Visitei-a esta semana e silenciosamente fiquei ali a olhar o seu trabalho... Os seus movimentos subtis, a sua destreza, a sua magia na mistura dos ingredientes que dão sabor às peças que "habitam" o seu atelier, fascinaram-me... Vi-a usar o gesso maternalmente, na reconstrução de uma moldura... Vi o barro negro aquoso ser estendido docemente nas zonas a dourar... Religiosamente, vi-a abrir a caixinha-tesouro das folhinhas de ouro e colá-las nas pequenas lacunas do objecto em recuperação. Por fim, e porque a lição tinha de ser completa, num cadinho com ouro em pó foi injectada água destilada, que depois de misturada originou uma tinta brilhante e bela que reflectia em toda a sua plenitude a sabedoria desta mulher.
fotografias: Nuno Guimarães
Sem comentários:
Enviar um comentário