março 13, 2010

Kaziuko Mugė

Casimiro nasceu em Cracóvia no dia 03 de Outubro de 1458 e era o segundo filho do rei da Polónia, Casimiro IV, e da rainha Elisabete d'Asburgo. Apesar de possuir os títulos de príncipe da Polónia e grão-duque da Lituânia, não seguiu esse caminho. Desde pequeno abriu mão do luxo da corte, suas ricas festas e todas as facilidades que a nobreza proporcionava. Fez voto de castidade e vivia na simplicidade do seu quarto, que transformou numa cela como a de um eremita, dedicando-se à oração, disciplina, penitência e solidão. Entretanto não fugia dos deveres políticos, tendo ajudado o pai nos negócios do reino desde os dezessete anos, principalmente nos problemas referentes à Lituânia, onde era muito querido pelo povo. Desde a infância levava uma vida ascética, muito humilde, jejuando continuamente e dormindo no chão, por isso sua saúde nunca foi perfeita. Dessa forma, jovem príncipe acabou contraindo a tuberculose. Morreu aos vinte e cinco anos de idade e foi sepultado em Vilnius em 04 de Março de 1484. Logo passou a ser venerado por todo o povo polaco, lituano, húngaro e russo. Seu culto acabou sendo introduzido na Europa ocidental através dos peregrinos que visitavam a sua sepultura. Menos de quarenta anos após sua morte foi canonizado pelo Papa Leão X. São Casimiro foi declarado padroeiro da Lituânia e anualmente celebra-se nesta cidade as festas em sua honra. São as chamadas “Kaziuko Mugė”

fotografias: Nuno Guimarães

2 comentários:

Anónimo disse...

São Casimiro nasceu em Krakow (Polonia), no palacio real de Wawel,
era segundo filho do rei da Polonia e Grao Duque da Lituania Casimiro IV.

É santo da Lituania e Polonia; orago de Lituania e todos os jovens.

Nuno G. disse...

Caro Anónimo,

Venho agradecer a sua importante contribuição, lamentando somente que não possa identificar-se pois pelos conhecimentos evidenciados poderia vir a ser uma enorme mais valia para este humilde blog que pretende dar a conhecer alguns aspectos da vida na Lituânia vivida por quem já cá está há mais de cinco anos.
Como todos na vida cometemos imprecisões e parece-me que aqui estará uma tendo em conta o que escreveu. Vou por isso fazer a devida correcção, agradecendo a contribuição. Gostaria no entanto de deixar aqui vários links onde poderá ser lida informação diversa sobre o assunto:


http://diadossantoscatolicos.blogspot.com/2010/03/sao-casimiro.html
Casimiro nasceu na Croácia no dia 03 de outubro de 1458 e era o décimo terceiro filho do rei da Polônia, Casimiro IV, e da rainha Elisabete d'Asburgo.


http://grandessantos.blogspot.com/2007/11/so-casimiro-fora-da-pureza-no-combate.html
Foi ele o segundo dos 13 filhos que teve Casimiro IV (1427-1492), Duque da Lituânia e Rei da Polônia, com a Princesa austríaca Elisabeth de Habsburgo, filha de Alberto II, Imperador do Sacro Império Romano Alemão. Casimiro nasceu em 3 de outubro de 1458, no castelo de Wawel, em Cracóvia.


http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Casimir
Saint Casimir (October 3, 1458 - March 4, 1484), was a prince of the Kingdom of Poland and of the Grand Duchy of Lithuania who became a patron saint of Lithuania, Poland, and the young.
A member of the Jagiellon dynasty, Casimir was born at Wawel, the royal palace in Kraków, and died at Hrodna.[1]
St. Casimir was the grandson of Jogaila and was the second son of king of Poland and Grand Duke of Lithuania Casimir IV and Queen Elisabeth of Austria. His maternal grandfather was Albert II Habsburg, king of Bohemia, king of Hungary, and "King of the Romans" of the Holy Roman Empire.

visitando a lituania.com...