maio 24, 2009

KAUNASOPORTO











A pretexto do projecto KAUNASOPORTOEXCHANGE 2009 (http://imerge.wordpress.com/06-agenda/kaunasoportoexchange-2009/) desloquei-me a Kaunas na semana passada. O projecto que está a ser apresentado nesta cidade entre 15 e 30 de Maio, terá algumas extensões a Vilnius, Capital Europeia da Cultura 2009.
O objectivo deste projecto é dar a conhecer, a um amplo público em Kaunas e Vilnius, alguns aspectos da cultura portuguesa através, de diversas formas de expressão artística contemporâneas. Paralelamente, intenta-se seduzir e motivar públicos específicos para a Arte e Cultura Portuguesa, perspectivando a implementação e o desenvolvimento de estratégias e parcerias, a médio e longo prazo, nas áreas das indústrias criativas e do turismo cultural.
Em Abril de 2010, prevê-se uma realização semelhante no Porto, apresentada pela Lituânia, através da parceria com a Associação de Artistas da Lituânia / MenoPARKAS Galerija.
Sendo este o objectivo principal da minha visita, tive mais uma vez a oportunidade de apreciar a cidade, buscando "bocados" que pudessem colorir esta notícia...

fotografias: Nuno Guimarães

1 comentário:

guvidu disse...

fotos interessante e a iniciativa, também.quiçá em 2010 vou até ao Porto apreciar esses fragmentos estéticos lituanos.

a arte rodeia-nos, quer queiramos quer não e a sua contemplação é algo q sempre nos permite voar em espírito, descobrindo mundos/sentidos/rumos propostos pela própria obra-de-arte.descodificar a sua mensagem é também descodificar-nos a nós mesmos, na medida em que nos re-interpretamos nessa tarefa onde a imaginação desemprenha um papel crucial.

um bem-haja a iniciativas deste género!!!

um sorriso de apreço :)

visitando a lituania.com...