junho 13, 2011

o escudo de 1927



Às vezes acontecem estas coisas... No passado sábado andava eu por Trakai, visitando uma feira medieval e sou surpreendido por uma voz gitando PORTUGALIJA, PORTUGALIJA... Havia uma probabilidade reduzidíssima de não ser para mim... E lá me dirigi para a origem da fonte sonora, um calmeirão lituano, que me lembrava ter encontrado em alguma cerimónia relacionada com o nosso país, e que me cumprimentou efusivamente, por detrás dos seus quase 2 m de altura. Estava ali a vender antiguidades, moedas, medalhas, notas, livros, quase todos do tempo da URSS. Mas logo percebi a razão de ter gritado PORTUGALIJA, já que não sabia o meu nome: mostra-me uma condecoração portuguesa pela qual pediu 200 euros (aberto a negociação) e, surpreendentemente oferece-me um escudo de 1927... Pois, não sabia o que dizer nem sabia o que fazer... São nestes pequenos detalhes que os lituanos são parecidos connosco. Por curiosidade, hoje dei uma vista de olhos pela internet para saber o valor da moeda... E não é que encontrei valores desde os 100 euros até aos 200 euros???? Acho que vou comprar a medalha. O meu amigo lituano merece!!!!

Sem comentários:

visitando a lituania.com...