julho 12, 2009

Milénio

No rigoroso Inverno de 1008, o bispo missionário Bruno de Querfurt (Brunonas Kverfurtietis, em lituano) chega com a sua comitiva à fronteira entre a Rússia e a Lituânia, com o objectivo de converter ao catolicismo, Netimeras, Duque da Lituânia. Depois de conversações e negociações, o Duque concordou em suspender os cultos pagãos, tendo sido baptizado pelo missionário.

No entanto, em 9 de Fevereiro de 1009, Bruno de Querfurt foi decapitado por Zebedenas, irmão de Netimeras.


Zebedenas matou também toda a comitiva cristã, deitando ao rio a cabeça to missionário. Todos foram considerados mártires pela igreja católica e Bruno foi mesmo canonizado.
Foi este o acontecimento que fez com que o nome “Lituânia” (Lietuva) aparecesse pela primeira vez em documentos oficiais. O episódio vem descrito nos anuários de Quedlinburg (cidade na Alemanha), escritos entre 1008 e 1030.

Este ano comemora-se portanto o milénio da Lituânia, e esta foi também a principal razão da candidatura de Vilnius a Capital Europeia da Cultura. Muito recentemente instalou-se a polémica nos meios culturais e políticos do país resultante da decisão de se colocar uma estátua de S. Brunonas em Vilnius. Uma forte corrente de opinião defende que quem merece a estátua seria sem dúvida alguma Zebedenas…
(agradecimentos: Milda Leonaviciute e Giedre Liutkeviciute)

Sem comentários:

visitando a lituania.com...